terça-feira, 2 de abril de 2013

Alfajores de Doce de Leite (Vó Elvirita)

Essa receita é maravilhosa...
Minha avó materna fazia e colocava em latas, para que os alfajores mantivessem por mais tempo a umidade e crocância...mas acho que não durava muito! Era impossível comer um só! Até porque eram pequenos!
Esses alfajores também são conhecidos como Bem Casados e utilizados como lembrancinhas em casamentos e/ou servidos ao final das recepções nas mesas de café.

Aqui estou sugerindo o recheio de Doce de Leite, em razão da Receita da Original, mas já experimentei com recheio de Doce de Goiaba, ou brigadeiro e também fica delicioso!

Algumas dicas antes de passarmos à receita:

O melhor doce de leite para rechear os alfajores é o de Leite Condensado cozido, porque ele fica mais firme e não é sugado pela massa. Os doces de leite comprados prontos são mais cremosos e desaparecem  do recheio no dia seguinte!!! Além do mais, os melhores doces de leite do mercado custam , em média, R$15,00 o pote e o Leite Condensado R$3,50 (em média) a lata.  A outra opção é um doce de leite de boa qualidade argentino ou uruguaio.

Vamos à Receita:

Ingredientes:  ( use a tabela de conversão de pesos e medidas para ajudar Veja Aqui )

1 lata de leite Condensado (se quiser um recheio bem farto use 2 latas para sobrar)
250 gramas de manteiga
100 gramas de açúcar
3 gemas peneiradas
1 colher de sopa de conhaque
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de raspas de limão
300 gramas de amido de milho (Maizena)
180 gramas de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de cafézinho de bicarbonato de sódio
1/2 pacote de coco ralado para dar o acabamento nas laterais dos alfajores.


Para fazer o Doce de leite de Leite Condensado:

Faça de véspera ou com antecedência em razão do cozimento e necessidade de esfriar a lata :

Coloque a(s)  lata(s) de Leite Condensado na panela de pressão com água (dois dedos de água acima da lata). Depois que a panela de pressão começar a chiar, marque 20 minutos e desligue. Está pronto!  Mas não tire da panela depressão! Deixe a panela fechada por 2 horas.. Depois deste tempo, abra a panela,  verifique se a lata já está fria e só então abra a lata!



Para fazer a massa do alfajor:

Misture os ingredientes secos (peneirados) farinha, maizena, o bicarbonato  e o  fermento e reserve.

Misture a manteiga  (em ponto de pomada - se precisa coloque 15 seg. no microondas) e o açúcar,  batendo, até   virar um creme. Acrescente as gemas (peneiradas), o conhaque, a baunilha, as raspas de limão. Aos poucos, vá colocando os ingredientes secos e misturando bem com uma colher, até que fique no ponto de poder manipular com as mãos. Ela ficará acetinada, mas não pegajosa.

Abra a massa em uma mesa  polvilhada com a maizena, o suficiente para não grudar e para que você possa esticar a massa com um rolo. Evite colocar muita farinha e/ou  maizena nesse processo, para que a massa não fique quebradiça. Peque um copinho que possua uma boca de mais ou menos 4 cm (pode ser de licor) para poder formar/cortar os discos dos alfajores.  A espessura não deverá ser inferior a 0,5 cm para que não fiquem muito frágeis....Veja Foto:





Coloque os disquinhos em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno baixo por mais ou menos 15 minutos. Cuidado, pois queimam rapidamente. O ideal é ficarem clarinhos na superfície e  levemente dourados ao redor.





Não retire da forma logo que retirar do forno ( é bom ter duas assadeiras para o processo). Deixe esfriar e retire , cuidadosamente as bolachinhas empilhando-as.



Com todos os disquinhos prontos, recheie CUI-DA-DO-SA-MEN-TE, unindo-os  com o doce de leite. Por que enfatizei o cuidado? Porque elas quebram facilmente....são semelhantes aos Macarons franceses!
Ficarão deliciosos se você não poupar no recheio!  




       Para rechear, coloque o doce de leite com uma espátula no meio do disco e nas laterais, sem apertar.




                         Se precisar coloque mais recheio nas laterais  após unir os dois disquinhos.




                                          Passe a lateral no coco ralado e  está pronto o alfajor !







                     
                          Ficará uma delícia para tomar com chá, café ou um espumante bem gelado!


  
 
  

Um comentário:

  1. posso fazer com 7 dias antes do casamento?

    enviar resposta email.assistenciarenape@ig.com.br
    grato fatima

    ResponderExcluir